Governo junto com a Secretaria de Educação investe R$ 3,7 milhões em escola e ginásio em Santa Rita

O governador Ricardo Coutinho assinou, nessa terça-feira (8), a ordem de serviço para construção de uma unidade escolar com oito salas de aula e de um ginásio padrão, no bairro de Marcos Moura, em Santa Rita. O Governo do Estado vai investir R$ 3,7 milhões na construção da primeira escola de nível médio do bairro, que vai beneficiar mil alunos.

O governador Ricardo Coutinho ressaltou que o Governo do Estado cumpre um compromisso com a população do bairro do Marcos Moura, que indicou a obra nas plenárias do Orçamento Democrático. Ele lembrou que a iniciativa corrige uma dívida do Estado para com as famílias que tinham que educar seus filhos adolescentes em outros bairros, distantes ou no centro de Santa Rita.

 “Estamos investindo muito em Santa Rita, em obras de abastecimento e esgotamento sanitário de vários bairros, reforma de escolas, na estrada de Forte Velho, em casas populares, mas faltava uma escola nova e moderna que servisse como uma semente que irá gerar bons frutos e um futuro melhor para cada criança e jovem do Marcos Moura”, destacou.

Ricardo ainda anunciou que as máquinas já estão trabalhando na construção da escola e que fez recomendações para que a empresa fizesse a obra com agilidade e qualidade, priorizando a contratação de trabalhadores do Marcos Moura e de Santa Rita. “Queremos gerar empregos e renda aqui no bairro que é populoso e possui uma população guerreira e trabalhadora”, completou.
A unidade de ensino, que receberá o nome de Helinton Santana, em homenagem ao ator e fundador do movimento negro na Paraíba, terá 2.122,00 m² de área construída com oito salas de aula e quatro laboratórios. O espaço também terá ala administrativa e pedagógica, refeitório para 120 pessoas, cozinha, banheiros, recreio coberto, biblioteca, videoteca, auditório para 120 lugares, área central contemplando escadaria, jardim, bancos e rampa de acesso ao pavimento superior e um ginásio coberto.


O superintendente da Suplan, João Azevedo, reforçou que a construtora responsável pela obra já realiza o trabalho de terraplanagem. A secretária de Educação do Estado, Márcia Lucena, afirmou que o Marcos Moura possui uma grande população que necessitava de uma escola de nível médio que vai contribuir para a educação e cidadania na comunidade. “Havia essa necessidade de uma escola de nível médio até para evitar que os jovens de 14 a 17 anos tivessem que se deslocar para bairros distantes para estudar. Vamos oferecer aqui, além do ensino médio, o ensino profissionalizante de curta duração para ajudar aos jovens ingressarem no mercado de trabalho”, adiantou.

A dona de casa Marli Francisca, moradora do Marcos Moura, enfatizou que a falta de escolas na comunidade prejudica o aprendizado. “Fico angustiada quando os filhos estão longe, pois sabemos das dificuldades e dos custos. Agradeço a Deus por essa escola, que representa uma grande vitória para o povo”, observou. O líder comunitário Marcos Lins afirmou que luta há 22 anos por uma escola estadual no bairro. “Vamos acompanhar, de perto, a obra que vai beneficiar os jovens com educação de qualidade”, destacou.

A solenidade de assinatura ainda contou com as presenças de moradores, do deputado estadual Antônio Mineral, da secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos; dos vereadores de Santa Rita, Aurian Lima e João Júnior; do empresário Adones Júnior e do líder comunitário Humberto Alexandre.

Comentários