Esquema de segurança para o Enem terá 1,3 mil policiais e 250 viaturas na Paraíba

PM divulga esquema de seguran_a para o Enem 2015 (1)A Polícia Militar vai utilizar um reforço de 1.300 policiais e 250 viaturas para a operação Enem 2015, na qual estarão envolvidos 25 batalhões, companhias e unidades de policiamento especializado de todo o Estado. A segurança atuará nas 52 cidades onde acontecerão as provas, estando presente nos 417 locais de realização do Exame. As provas acontecem nos dias 24 e 25 deste mês.

O planejamento da operação foi concluído em reunião dos oficiais responsáveis na manhã desta quinta-feira (8). Entre os pontos levados em consideração, está a diminuição do número de inscritos, que eram cerca de 240 mil em 2014 (nesse ano são 204 mil), assim como a redução de cidades com locais de provas, que no ano passado eram oito municípios a mais.

“Nossa operação começa no dia 16 e vai até o dia 26, com a Polícia Militar atuando na escolta dos malotes com os cadernos no trajeto para os locais de prova, permanência para a vigilância das provas após serem entregues, policiamento no dia do exame e escolta dos gabaritos”, explicou o coordenador do Estado-Maior Estratégico (EME) da PM, coronel Jarlon Cabral.

Ele disse ainda que a instituição está concentrada neste primeiro momento para atuar na segurança das 69 rotas por onde serão escoltados os carros dos correios com os malotes de provas. “Esse trajeto do 15º e 31º Batalhões de Infantaria Motorizada em João Pessoa e Campina Grande, respectivamente, e das coletorias dos correios espalhadas pelo estado até os locais de provas é a primeira prioridade, por isso terá a segurança reforçada desde já. Em cada local de realização do exame teremos dois policiais fixos, além de outros realizando rondas, e o mesmo esquema de segurança será utilizado para o retorno dos gabaritos”, completou.

Centro de Comando e Controle – Na reunião desta quinta-feira, também foram definidos detalhes sobre o Centro de Comando e Controle, que acompanhará, em tempo real, o andamento toda a operação no Estado. O espaço ficará instalado na sede do Comando-Geral, em João Pessoa.

fonte: Paraíba já

Comentários