Cagepa liga bombas para testar volume morto do açude que abastece Campina

Bombas serão ligadas nesta sexta A Companhia de Água e Esgotos do Estado da Paraíba (Cagepa) começa hoje a fase de testes de captação flutuante do açude do Boqueirão. O órgão acredita que já a partir do próximo dia 20, esse sistema passe a operar, quando o reservatório atingirá o volume morto, 12,78% de sua capacidade total, o equivalente a 52 milhões de metros cúbicos, e o da captação submersa será desativado, já que não conseguirá mais levar a água por gravidade.

Atualmente o Boqueirão está com 13%, o correspondente a 53,6 milhões de metros cúbicos. O sistema de captação flutuante começou a ser montado no último mês de setembro.
“Finalizando esses testes, a partir do dia 20 entraremos na contagem regressiva para que a captação flutuante comece a operar, que será o momento em que não for mais possível retirar água com o sistema atual por conta do baixo nível”, declarou.

O planejamento da Cagepa prevê a retirada de 650 litros de água por segundo. “Isso daria para continuar abastecendo as cidades até fevereiro de 2017”, explicou.

Comentários