Governo do Estado distribui mais de 2 milhões de preservativos durante o carnaval


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai distribuir mais de 2 milhões de preservativos em todos os municípios da Paraíba, no período de Carnaval. Durante os blocos do Folia de Rua, uma equipe itinerante do Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga (CHCF), que integra a rede hospitalar do Estado, está fazendo a distribuição de preservativos e material educativo.

De acordo com a chefe do Núcleo de DST/AIDS e Hepatites Virais da SES, Joanna Angélica Ramalho, a estimativa é de casos novos de Sífilis, HPV, Gonorreia e HIV após o período de carnaval, devido a falta do uso dos preservativos.

“A maioria desses novos casos acontece por transmissão daquelas pessoas infectadas com o vírus que não sabem sobre sua situação sorológica. Por isso, não temos como avaliar o número de novos casos, pois a procura aos serviços de referência nem sempre ocorre de forma imediata, podendo demorar meses ou anos para realizarem um teste de HIV”, explicou.

Além de proteger contras as doenças sexualmente transmissíveis, o uso de preservativos em todas as relações sexuais ainda previne de uma gravidez indesejada. Joanna ressaltou também a importância de, em caso de relação sem proteção, procurar fazer um teste para saber a situação sorológica.

Comentários