Cícero denúncia que beneficiados tiveram 30 min de aulas; Detran nega uso eleitoreiro



Governador entregou 180 Carteiras na manhã desta segunda

      O senador Cícero Lucena, candidato à Prefeitura de João Pessoa pela Coligação Por Amor a João Pessoa, Sempre, denunciou o governo do estado de está fazendo uso eleitoreiro do programa Habilitação Social. Cícero responsabilizou o governador Ricardo Coutinho por o que ele classificou de um derrame de carteiras de habilitação social (carteiras de motoristas) para alunos que tiveram apenas meia hora de aula prática, às vésperas da eleição municipal, com o intuito de beneficiar a candidata do PSB, Estelizabel Bezerra.

O governador Ricardo Coutinho entregou, na manhã desta segunda-feira, 1° de outubro, no Palácio da Redenção, 180 habilitações do programa Habilitação Social coordenado pelo Detran-PB. Segundo o candidato as carteiras são na verdades dezenas de “armas” nas mãos de pessoas que tiveram apenas 30 minutos de aula para tirar a Carteira Nacional de Habilitação, quando por lei seriam necessárias, no mínimo, 20 horas/aula para estar apto a pegar na direção de um veículo.
“O governador que aí se encontra está entregando verdadeiras armas nas mãos de inocentes que podem ceifar muitas vidas”, denunciou Cícero.
O presidente do Sindicato das Autoescolas da Paraíba, Claudionor Fernandes, disse estranhar a rapidez com que o governador conseguiu liberar 180 carteiras de habilitação social em tão curto espaço de tempo, uma vez que normalmente um condutor que paga para tirar a carteira leva em média mais de 60 dias para ficar apto.
“No interior, a situação é pior ainda. Uma pessoa para tirar uma habilitação, em Cajazeiras, por exemplo, leva até seis meses para conseguir, por causa de vários problemas. Lá as aulas acontecem uma vez por semana. Como é que aqui se consegue tão rapidamente?”, indagou o presidente do sindicato.
Cícero Lucena fez a denuncia depois que recebeu um vídeo nesse final de semana das mãos de um dos alunos que, de acordo com o tucano, foram forçados a participar de um “aulão” de apenas meia hora no Centro de Treinamento da Autoescola Livramento, localizado no bairro de Mangabeira, na manhã da última sexta-feira, 28.
Ainda segundo o senador, diversos alunos que estavam participando do “aulão” se disseram temerosos com a forma como o Detran estava agindo, uma vez que nenhum deles estava apto a pegar na direção de um veículo.
“Alheio ao temor dos alunos mais conscientes que se negam a pegar em uma “arma” sem estar devidamente habilitado, o governador Ricardo Coutinho ignorou o perigo iminente e entregou, na manhã desta segunda-feira, 1º de outubro, dezenas de carteiras de habilitação social aos inaptos condutores”, lamenta Cícero.

As novas regras para tirar carteira de habilitação entraram em vigor no dia 1º de janeiro de 2009, em todo o Brasil. Desde então, os candidatos a motorista terão que fazer 45 horas/aula de curso teórico e não mais 30, como era antes. As aulas de direção defensiva, por exemplo, passam de oito para 16 horas, e a de legislação de trânsito, de 12 para 18 horas. O curso de direção veicular também será estendido, passando a ter 20 horas/aula - antes eram 15.
De acordo com nota divulgada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), as novas regras têm o objetivo de melhorar a formação dos condutores e, consequentemente reduzir o número de acidentes. “Mas, se depender do governador, esse número deverá aumentar com os novos motoristas que estarão circulando pelas ruas de João Pessoa e de outras cidades paraibanas”.
Detran nega uso eleitoreira
Em entrevista a programa de rádio da Capital, o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, negou que o programa esteja sendo usado de forma eleitoreira. Ele informou que a Habilitação Social é um programa de Governo e que foi lançado pelo governador para cumprir uma promessa de campanha e foi colocado no Orçamento do Estado para este ano.
“A eleição para o governo é só em 2014, as eleições este ano são municipais, o governo não pode parar por conta da eleição. Recentemente a presidenta Dilma anunciou a doação de um milhão de bafômetros para todos os estado e ninguém reclamou disso. A Paraíba tem que acabar com esse tipo de pensamento”, declarou Rodrigo.
Da redação com assessoria
WSCOM Online

Comentários