Alunos de escola estadual do município de São J. dos Ramos visitam o TJ

 Desde a criação do projeto Conhecendo o Judiciário, coordenado pelo desembargador Leandro dos Santos, neste ano, estudantes da cidade de São José dos Ramos são o 13º grupo a conhecer o Poder Judiciário na Capital. A visita aconteceu na tarde desta quinta-feira (28), com passagem pelas dependências do Tribunal de Justiça da Paraíba.
 

A presença dos alunos do 3º ano da Escola Estadual Jocelyn Veloso Borges encerra a programação do projeto deste mês. Outras visitas estão agendadas para 5 e 12 de dezembro, com o Centro Acadêmico Manoel Mattos e o do 2º ano da Escola Estadual Jocelyn Veloso Borges.
 

“A gente procura ter a palavra direta, sem formalidade, com conversa e linguagem simples para facilitar a interação dos alunos. O que motiva meu discurso a cada nova visita é o novo público-alvo. Chegam pessoas com novas perguntas, novas curiosidades e esse momento, que parecia repetitivo, se renova”, comentou o magistrado.
 

A estudante Patrícia dos Santos disse que desde os 15 anos já pretendia seguir o caminho jurídico, mas que com a visita de hoje descobriu uma nova face da Justiça. “Sempre admirei e apreciei o caminho do Direito, mas essa visita me revelou coisas que eu não sabia. Eu acreditava que se relacionava apenas à penalidade, e hoje eu aprendi que tem lado social e grande favorecimentos”, pontuou.
 

Emerson de Brito, também aluno, disse que os estudantes ficaram admirados com o que viram no Tribunal. “A gente sempre vê na televisão coisas diferentes do que vimos aqui. Mudou como pensamos. Conhecer o Tribunal de Justiça foi muito especial para todos nós. Superou minhas expectativas”, afirmou.
Devido ao caráter permanente do projeto, já está aberto o agendamento para outras visitas em 2014. 


Caso algum representante de instituição ou grupo tenha interesse, pode marcar visita, que ocorre sempre nas quintas-feiras, em horário a partir das 14h. As inscrições podem ser realizadas através do site do TJPB (www.tjpb.jus.br).
Por Karina Negreiros (estagiária)

Comentários