Fifa confirma Palmeiras como campeão mundial, diz Ministério do Esporte

Por meio de uma nota postada em seu site oficial nesta sexta-feira, o Ministério do Esporte disse ter recebido uma confirmação por parte da Fifa do reconhecimento do Palmeiras, ganhador da Copa Rio 1951, como "primeiro campeão mundial interclubes". Aldo Rebelo, torcedor do clube, é o titular da pasta.

De acordo com o Ministério do Esporte, a informação está em cópia da ata da reunião do Comitê Executivo da Fifa. Baseado em um detalhado dossiê, o Palmeiras pleiteia o reconhecimento, por parte da entidade, da Copa Rio 1951 como Mundial desde o ano de 2001.
Em um encontro com dirigentes da Fifa, ainda durante a preparação para a Copa do Mundo, Aldo Rebelo defendeu o pedido do Palmeiras

"A decisão homenageia o clube mais vitorioso do Brasil no século 20 e um dos três maiores do país, ao lado de Santos e Botafogo", disse o ministro ao receber a cópia da ata.
Realizada no Brasil um ano depois do Maracanazzo, a Copa Rio reuniu Palmeiras, Juventus, Vasco da Gama, Nacional, Áustria Viena, Sporting e Estrela Vermelha. Na final, o time brasileiro superou os italianos ao ganhar a primeira partida por 1 a 0 e empatar a segunda por 2 a 2, no Maracanã.

Na nota publicada em seu site oficial, o Ministério do Esporte exibe uma edição da capa do antigo jornal A Gazeta Esportiva, com a manchete "Palmeiras, campeão do mundo!". O clube alviverde ainda não anunciou o reconhecimento por parte da Fifa de maneira oficial.
A notícia contrasta com o atual momento vivido pela centenária Sociedade Esportiva Palmeiras, hoje presidida por Paulo Nobre. Com apenas 39 pontos, um a mais que o Coritiba, primeiro integrante da zona de rebaixamento, o time corre sério risco de cair no Campeonato Brasileiro.
ESPN Brasil

Comentários