
Duas agências bancárias do
município de Itabaiana foram fiscalizadas e autuadas, na manhã desta
quarta-feira (27), pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do
Ministério Público da Paraíba (MP-Procon). A fiscalização foi solicitada
pela promotora de Justiça Miriam Vasconcelos e coordenada pela
vice-diretora do MP-Procon, promotora Priscylla Maroja.

Na primeira agência, o alvará de funcionamento estava vencido e não
foi apresentado certificado do Corpo de Bombeiros. Além disso, não é
disponibilizado pessoal suficiente para atendimento ao usuário fazendo
com que o tempo de espera seja superior aos 20 minutos estabelecidos
pela legislação. O estabelecimento também não disponibiliza assentos
especiais para obesos (Lei Estadual 8857/2009), banheiros para clientes
em atendimento (Lei Estadual 9579/2011), somente para funcionários, nem
caixas eletrônicos adaptados para pessoas com deficiências (Lei Estadual
9306/2010).

A segunda não possuía porta giratória com sensores para detecção de
metal, conforme determina a Lei Estadual 9722/2012, nem o número mínimo
de assentos, que é de 15 (norma prevista na Lei Estadual 9634/2011).
Também não há banheiros distintos para o público masculino e feminino,
caixas eletrônicos adaptados para deficientes, bilhete eletrônico para
atendimento nem painel eletrônico para chamamento.
As duas agências também não exibem o Código de Defesa do Consumidor
para consulta, conforme determina a Lei Federal 12.291/2010. As telas
dos caixas eletrônicos não exibem mensagens educativas sobre os
malefícios das drogas, conforme determina a Lei Estadual 9782/2012,
participaram da fiscalização os agentes do MP-Procon Rogério Antunes,
Hérika Fernandes e Cléber Carneiro e o consultor jurídico do órgão,
Vitor Maltoreli. Os bancos têm 10 dias para apresentarem defesa ao
MP-Procon.
WSCOM Online
Comentários
Postar um comentário