Prefeitura de Sapé e Energisa inauguram reforma do Memorial Augusto dos Anjos

inauguração-AugustoA Prefeitura Municipal de Sapé e a Energisa inauguraram na quarta-feira, dia 27, as reformas e ampliações do Memorial Augusto dos Anjos, no antigo engenho Pau-d’arco, hoje usina Santa Helena, dez anos depois. Durante o evento, que contou com a participação de convidados, vereadores, e representantes do Governo do Estado, aconteceram apresentações com alunos da rede municipal de ensino.

Também durante a inauguração foram entregues os prêmios aos vencedores do Segundo Concurso de Poesia Augusto dos Anjos. A programação continuou durante à tarde e à noite com apresentações culturais.
Durante o evento, o diretor-presidente da Energisa, André Teobaldi, lembrou que o papel da empresa fornecedora de energia também é incentivar a cultura e que vem contribuindo para a diversidade cultural da Paraíba seja conhecida. “Desde a sua criação, a empresa vem fazendo investimentos em cultura”, disse.
Ele lembrou que quando teve em mãos o projeto do Memorial apresentado pela Prefeitura de Sapé, decidiu pelo apoio depois de visitar o local, ficando impressionado com a documentação sobre Augusto dos Anjos que ali encontrou. “Um poeta e um homem tão brilhante”.

A secretária da Administração, Graça Feliciano, destacou que a preocupação da administração municipal foi desde o primeiro momento, transformar o ambiente onde Augusto dos Anjos viveu num lugar onde as pessoas pudessem conhecer um pouco mais deste poeta que ali nasceu. A meta agora é consolidar um projeto de empreendedorismo agregando cultura com a geração de renda para as famílias que residem no entorno, a partir do turismo cultural.

O secretário de Cultura do Estado, Lau Siqueira, recordou que tem acompanhado todo o trabalho da prefeitura, que se constitui num diferencial à educação e à cultura, dando grande contribuição para a preservação da memória de Augusto. Já o secretário de Cultura do Município, Jairo Cézar, agradeceu ao prefeito pelo apoio dado para que o projeto se concretizasse.

História – O Engenho Pau-D’Arco onde nasceu Augusto dos Anjos foi absorvido pela Usina Santa Helena que veio, posteriormente, a falência. No local, existem construções remanescentes, como a capela do Senhor do Bom Fim, local d Batismo do poeta, seu tamarindo, que recebeu um tratamento especial de recuperação por parte da Emater e da Prefeitura. Ainda é possível visualizar também escombros da usina.

O Memorial Augusto dos Anjos, inaugurado no dia 11 de maio de 2006, foi instalado na antiga casa da ama de leite Guilhermina. Foi restaurado com recursos do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, através de um projeto do Ideme-Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual e é administrado pela Prefeitura de Sapé. Dez anos depois, o Memorial recebe, graças a parceria entre o Governo Municipal e a Energisa, uma nova reforma, com construção de banheiros, troca completa da parte elétrica, teto, mobília, entre outras melhorias.

Da Redação
Com Secom/Sapé

Comentários