Após 30 anos, em 2017, Itabaiana voltou a cultivar o algodão branco e em 2021 implantação do algodão colorido orgânico



A Prefeitura de Itabaiana por meio da Secretaria de Agricultura Agropecuária Aqüicultura e Pesca em parceria com a EMPAER e Embrapa, estas são as empresas compradoras da Produção do Algodão Colorido Orgânico (Natural Collon Cotor), iniciou os trabalhos de planejamentos para o plantio do algodão orgânico em nosso município, trabalho esse, de resgate da cultura algodoeira iniciado a 4 anos na gestão do Prefeito Dr. Lúcio Flávio.

O Prefeito Dr. Lúcio disse que sua gestão vem dando total apoio ao agricultor para o cultivo do algodão branco desde o primeiro mandato, resgatando essa cultura que estava esquecida no nosso município e agora em 2021 chegou a vez do algodão colorido, pois esse o agricultor vende o quilo a R$13,00 reais, enquanto que o algodão branco custa R$ 3,50, aumentando consideravelmente a renda do nosso agricultor. "Muito feliz por esse resgate na nossa história". Concluiu ele.

O Secretário Sousa Filho disse que esse ano teremos a participação de 8 agricultores com 15 hectares de plantio. Foram feitas as visitas de reconhecimento das áreas, com explanação de toda assistência ao agricultor, garantindo os cortes de terras específicos para essa cultura, entregas das sementes, certificação da cultura como orgânica, sacaria e transporte para levar toda produção, além do contrato de venda de toda produção.

A equipe da Secretaria da Agricultura já fez as entregas das sementes diretamente aos agricultores nas Comunidades Rurais. e participou de um seminário de nivelamento sobre a certificação do orgânico.

Ressaltando que o agricultor que participa desse programa do algodão orgânico Paraíba, sua contribuição é a mão de obra familiar, já a Prefeitura de Itabaiana, juntamente com a Empresa Natural Collon Cotor é quem assina contrato de compra da produção garantindo todas as despesas da cultura.

Comentários