Em Itabaiana, só serão permitidas manifestações “positivas” na passagem da Tocha Olímpica


A Secretaria de Turismo de Itabaiana anunciou que já está quase tudo pronto para a passagem da Tocha Olímpica pela cidade, no dia 2 de junho, vinda de Pedras de Fogo. A Tocha percorrerá algumas ruas que já estão sendo preparadas para o evento. Segundo a Secretaria, a prefeitura irá gastar o mínimo necessário, já que pelo contrato firmado, a cidade deverá oferecer a infraestrutura básica devido à importância do evento. Uma operação tapa-buracos já foi iniciada, com iluminação e revitalização de praças, em parceria com a iniciativa privada.


Foram selecionadas vinte corredores para o revezamento, “segundo alguns critérios”, conforme disse o setor de Turismo do Município. Políticos e parentes das autoridades locais não poderão participar diretamente do evento, além de “pessoas com restrições”. A fonte não esclareceu a que tipo de restrição se refere.


Outra determinação da organização é que só serão permitidas “manifestações positivas”, garantindo-se muita segurança, já que o acontecimento será visto pelo mundo inteiro. Igualmente não ficou elucidado o sentido da expressão “manifestações positivas”. Para o estudante Edriano, as manifestações populares sempre serão positivas em uma democracia. Em Itabaiana, o Poder Executivo local não vem tendo bom crédito da população, a julgar pelos protestos e declarações dos cidadãos nas redes sociais e na imprensa.


Para o estudante universitário Lourenço Paiva, trata-se de “mascarar a realidade do município”. O blogueiro Marconi Lucena também acha “estranho” determinar o que seja manifestação positiva ou negativa. “Só se tirarem o povo das ruas, porque a população está se sentido inferior a essa Tocha, já que, graças a ela, estão limpando as ruas e tapando os buracos, ou seja, se fosse pela população, tudo continuaria sujo. Essa é uma oportunidade para dizermos que preferimos trocar a Tocha por mais saúde e educação de qualidade e por uma cidade decente”, afirmou ele.


A passagem da tocha olímpica por Belo Horizonte neste sábado (14) assimilou o clima político existente no país. Desde o início do percurso, diversas pessoas manifestaram, por meio de palavras de ordem e cartazes, posição crítica em relação ao afastamento de Dilma Rousseff (PT) da Presidência da República e a temas como corrupção. Eles classificaram de golpe o processo em curso no país. Na Praça da Liberdade, houve também um ato contra o governador Fernando Pimentel, organizado pelo Vem Pra Rua, um dos movimentos que participaram da mobilização a favor do impeachment.

Comentários